- lock
- 16 de Outubro de 2023
O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), conselheiro Marcus Presidio, recebeu, nesta segunda-feira (16.10), a delegação baiana que retornou das Olimpíadas dos Tribunais de Contas do Brasil 2023 – OTC Pantanal, sediadas pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE/MT). Ao todo, os atletas conquistaram 23 medalhas, sendo oito de ouro, dez de prata e cinco de bronze. Realizada em parceria com a Associação Nacional Olímpica dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (Anostc), a OTC Pantanal ocorreu de 8 de outubro a 15 de outubro, na cidade de Cuiabá.
Com recorde de medalhas, os 25 atletas baianos garantiram a 7ª colocação no ranking geral do evento. Ao todo, o grupo marcou 490 pontos. As oito medalhas de ouro foram conquistadas nas seguintes modalidades: atletismo / corrida e revezamento (feminino), tênis de mesa / individual e dupla (masculino), natação / craw, peito e borboleta (feminino). A Olimpíada contou ainda com a participação de 1,2 mil atletas de 25 Tribunais de Contas do Brasil, que competiram em mais de 20 modalidades coletivas e individuais.
O presidente do TCE/BA, conselheiro Marcus Presidio, considera positiva a integração dos atletas nos jogos e reconhece a relevância e grandiosidade do evento, sobretudo pela possibilidade de promoção da saúde e bem-estar dos servidores. “A palavra de ordem é a integração. Não só dos nossos servidores, mas de colegas de outros Tribunais de Contas. É, sem dúvida, uma ação que visa promover práticas de incentivo à sustentabilidade e um ambiente de trabalho saudável e mais produtivo. Parabenizo a nossa delegação pelos resultados e reforço meu compromisso com ações que busquem incentivar práticas de bem-estar e qualidade de vida”, destacou.
Na percepção da chefe da delegação baiana, auditora de controle externo Larissa Gonçalves Lopes, o evento contribuiu até mesmo para que os participantes cultivem bons hábitos que contribuam para a qualidade de vida e da saúde. “Considero que o maior resultado das Olimpíadas foi o bem-estar dos servidores, com ganho de saúde e qualidade de vida. É perceptível como alguns colegas mudaram alguns hábitos. E isso refletiu não apenas na performance e na atividade física, mas também no dia a dia de trabalho e, principalmente, na integração com os colegas”.
Participando pela primeira vez do evento nacional, o servidor Rodrigo Souza Dantas, que conquistou quatro medalhas, sendo três de prata e uma de bronze, revelou que a inscrição nas Olimpíadas foi um fator decisivo para que ele mudasse certos padrões alimentares. “Perdi dez quilos, mas, para além do peso, melhorei meus índices de glicemia, perdi gordura no fígado e posso dizer que estou na minha melhor forma. Tudo isso fruto da motivação para dar o meu melhor nas Olimpíadas. Com certeza estarei na próxima edição”.
Veterana nas Olimpíadas dos TCs e a maior medalhista baiana de todas as edições, a auditora estadual de controle externo Pâmela Barbosa Engel conquistou seis medalhas, sendo quatro de ouro, uma de prata e uma de bronze. “Essa é a minha quinta edição. Eu sempre competi e parei por conta dos estudos. Mas foi justamente nas Olimpíadas que tive a chance de retornar às competições na piscina. É um evento maravilhoso, onde é possível conhecer outros colegas. A união e a integração foram muito importantes para motivar os atletas. Inclusive, aproveito a oportunidade para convidar outros servidores. Tivemos um resultado muito expressivo levando em consideração o número de competidores”, concluiu.
NOSSOS MEDALHISTAS
Atletismo:
400m Feminino (Sênior) – Prata (Raquel)
100m Feminino (Sênior) – Ouro (Raquel)
Corrida:
10km Feminino (Livre) – Ouro (Larissa)
10km Masculino (Master) – Prata (Carlos)
5km Feminino (Sênior) – Bronze (Arlene)
Natação:
Crawl Masculino (Master) – Prata (Newton)
Peito Masculino (Master) – Prata (Newton)
Costas Masculino (Master) – Prata (Newton)
Revezamento Masculino (Master) – Prata (Djam, Rodrigo, Newton, Alexandre e Vinicius)
Crawl Feminino (Livre) – Ouro (Pamela)
Peito Feminino (Livre) – Ouro (Pamela)
Borboleta Feminino (Livre) – Ouro (Pamela)
Revezamento Feminino (Livre) – Ouro (Pamela, Juliana, Vanessa, Aline e Patrícia)
Revezamento Feminino (Master) – Bronze (Vanessa, Patrícia, Juliana e Aline)
Revezamento Misto (Master) – Bronze (Vanessa, Rodrigo, Aline, Alexandre, Djam e Patrícia)
Revezamento Misto (Livre) – Prata (Pamela, Juliana, Newton, Rodrigo, Alexandre e Vanessa)
Pebolim:
Dupla – Prata (Mardilli e Newton)
Individual – Bronze (Mardilli)
Tênis:
Individual (Livre) – Prata (Naila)
Tênis de Mesa:
Dupla: Ouro (Cilmo e Bruno)
Individual: Ouro (Cilmo)
Tiro Esportivo:
Feminino: Bronze (Pamela)
Masculino: Prata (Rodrigo)
0 comentários